sábado, 28 de novembro de 2009

O humor de Jesus


O humor está presente na linguagem e em situações da vida de Jesus. Em Lucas 24 temos um exemplo claro. Os dois discípulos de Emaús estão a falar com Jesus, mas não o sabem. E dizem-lhe inclusive: "tu és o único estrangeiro de Jerusalém que desconhece estes factos!". Já se viu maior ironia de situação! Mas um discípulo, um cristão também se constrói pela ironia de Deus. Isto é, pela experiência de que Deus toma aquilo que são as fatalidades, o nosso sem remédio, o nosso acabado e perdido, e sorri! Começamos então um caminho mais profundo e positivo do que supunhamos.
Por várias vezes, quiseram agarrar Jesus para fazê-lo rei. E Jesus escapa sempre a essas tentativas. Mas houve uma vez em que Jesus usou a Sua própria iniciativa, ao querer entrar em Jerusalém. Só que o fez da maneira mais estranha e... risível! Pôs-se em cima de um jumento, e entrou, e foi aclamado rei não pelas autoridades competentes, mas pelas crianças e pela gente de estrada! É interessante como São João ao contar isto, em Jo, 12-6, diz isto : "Os discípulos não compreenderam nada do que tinha acontecido". Como é que se poderia compreender o que se tinha passado, sem ligar ao humor profético de Jesus? Vem-nos imediatamente à lembrança os Cristos pintados por Rouault. O Cristo "clown", em todo o seu dramatismo, é também humor, e explosão de cor formidável. O resgate acontece não apenas pelo sofrimento. Acontece também pela alegria.

2 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE TEXTO...
    SABE QUE NUNCA OLHEI POR ESTE ÂNGULO QUANDO LI E RELI O TEXTO ONDE JESUS ENTRA EM JERUSALÉM SOBRE UM JUMENTINHO!
    SEMPRE COMPREENDI ESSE TEXTO COMO SENDO UM EXEMPLO DE HUMILDADE, MAS PENSANDO BEM NÃO DEIXA DE SER ENGRAÇADO MESMO...

    DEUS O ABENÇÔE!!!

    ResponderEliminar
  2. É verdade muitas vezes tendemos a ver os textos só pelo lado religioso, esquecendo que pode haver muitas mais interpretações desses textos, Com muito Amor, Paz.

    ResponderEliminar